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O cenário econômico exige cortes orçamentários. Nas empresas, a redução de custos de telefonia é uma das primeiras medidas a ser adotada. Mesmo o Telecom sendo de vital importância no desenvolvimento de um negócio, é possível aliar custos baixos, bons serviços e alto rendimento corporativo.

A primeira dica é categorizar os gastos. Coloque em xeque os custos com equipamentos. Analise quais são as despesas fixas e quais desmembramentos destas. Em relação às despesas fixas, por exemplo, veja se sua empresa utiliza assinaturas, franquias, ligações, ou todos esses serviços juntos. A clareza a cerca das despesas é o fio da meada para elaborar ações rumo à redução de custos em telefonia.

Entretanto, existem outras atitudes indispensáveis no controle de gastos com sistemas de telecomunicações. Ações que podem soar fáceis, mas, que demandam tempo e dedicação. Elaboramos um passo a passo para ajudar você a entender como estancar a sangria das despesas com telecomunicações sem prejudicar o desempenho da sua empresa.

Gestão em telecomunicações

A gestão de telecomunicações é um serviço fundamental aos empresários na readequação financeira as tarifas em Telecom. Estima-se que a economia com essa contratação varie entre 10 a 30%, isso sem contar a melhoria nos processos internos.

A gestão vai além do Telecom Expense Management (TEM), função que abrange auditar e pedir detalhamento dos serviços cobrados pelas operadoras. Quando bem implantada, essa gestão analisa, planeja e redistribui a telefonia visando as reais necessidades de cada setor.

Outra característica que revela a eficácia desse gerenciamento é instaurar um sistema de telecomunicações automatizado, ou seja, instalar um software que realizam métricas automáticas, diminuindo as falhas de inserção e interpretação de dados.
O que a gestão de Telecom faz para cortar custos?

Uma gestão de custos em telefonia gerencia a telefonia fixa, móvel, planos de dados e VoIP. Quando eficaz, o serviço trabalha com 7 premissas básicas para trazer economia nos serviços em telecomunicações. Conheça os detalhes de cada uma:

1. Auditar as contas das concessionárias de telefonia
Essa auditoria deve ser feita mensalmente. O estudo das faturas leva em consideração não apenas os preços e os serviços utilizados. Os preços cobrados podem ser bem maiores do que os cobrados pelas demais operadoras.

O gestor deve tentar um acordo para reduzir os preços apresentando orçamentos de outras operadoras. O Benchmarks de Tarifas é um serviço de gestão em telefonia responsável para analisar tarifas e negociar diretamente com fornecedores.

Outra questão sobre os valores é que taxas de adesão e impostos podem estar em desacordo com o estabelecido em contrato. Neste caso, as operadoras são obrigadas a estornar valores de até 3 anos.

2. Inventário das linhas telefônicas
Consiste em verificar quais linhas são utilizadas e quais estão ociosas. Algumas empresas não desligam o ramal de funcionário demitido. Também há linhas que permanecem ativas mesmo quando os funcionários trabalham exclusivamente com celulares. Uma gestão Telecom competente providenciará softwares, além de agendar inventários periódicos. Com o inventário, a solicitação de desligamento ou transferência de linhas ociosas torna-se mais fácil.

3. Atenção à portabilidade
A portabilidade é uma arma do consumidor contra más prestadoras de serviço. Contudo, a liberdade de trocar de operadora pode trazer prejuízos no ambiente corporativo. Essa mudança leva códigos e erros para a nova concessionária. O que era para facilitar reduz o rendimento de todas as áreas da empresa. Uma portabilidade mal feita pode acarretar ainda em aumento de custos. Um bom gestor em telecomunicações avalia todos os prós e contras da portabilidade.

4. Descentralizar responsabilidades internas
Isso significa que os gestores de todas as áreas deverão acompanhar e orientar seus subordinados. Com o trabalho conjunto, todos sentirão a responsabilidade ao usar os dispositivos e irão incentivar o consumo consciente das telecomunicações.

5. Restringir o uso dos serviços de acordo com a função
O celular corporativo, por exemplo, deve ser distribuído com parcimônia. Funcionários que trabalham majoritariamente no escritório não precisam desse serviço. Quem possui acesso ilimitado a celulares corporativos podem fazer mal uso destes, com chamadas pessoais e utilização de redes sociais. Criar e explicar regras para utilização de serviços de telecomunicações ajuda a reduzir gastos significativamente. Uma boa regra é estabelecer minutos para ligações particulares.

6. Cuidado com o roaming internacional
O roaming internacional de dados come uma grossa fatia na fatura. Contudo, aplicativos compatíveis às redes 3G de operadoras estrangeiras identificam os usuários e bloqueiam quem não está autorizado. Esses aplicativos conectam até 5 smartphones e economizam milhões de reais anualmente.

7. Incorporar o BYOD

O Bring Your Own Device é autorizar os funcionários a trabalharem com seus computadores e telefones pessoais. O BYOD pode representar economia, entretanto, é preciso ter cuidado com a abertura das informações corporativas. É preciso observar também a possível procrastinação que pode surgir, devido à utilização de dispositivos pessoais. Uma boa consultoria em telecomunicações também analisa os benefícios e riscos desse novo sistema de trabalho.

8. Avaliar a gestão de Telecom

Todo serviço deve ser avaliado. Para mensurar os resultados da gestão é preciso verificar se as decisões atendem as características do negócio. Outro ponto é analisar se realmente trouxe economia sem comprometer o andamento dos setores. Reúna-se com a contratada caso a administração dos recursos em telecomunicações não atender essas expectativas.

Comments

  1. EU ESTOU MUITO INTERESSADA ESSA ÁREA DE CONTROLE ECONOMICO DE TI MAPFRE
    EU MOROU EM SÃO PAULO
    EU TENHO 42 ANOS
    EU JÁ MASSEI DO ENSINO DE FUNDAMENTAL
    EU ENTREI DO ENSINO MEDIO TENHO 3 DIA PARA EU ACABAR
    DEPOIS VOU ENTREGAR DO SUPERIOR FAZER UMA FACULDADE DE CONTROLE DE ECONOMICO DE TI MAPFRE
    PRECISA FALAR COM MEU CHEFE RICARDO DA SILVA AQUI MAPFRE
    EU SOU JOVENS DE INTELECTUAL ESPECIAL
    RENATA MARIA FRAGOSO CERTAIN

  2. Trabalho como Analista de Infra numa fábrica, e possuímos um link dedicado. Quando o mesmo caí ou não fornece a quantia pelo contrato, cobramos desconto do mesmo pela falta do acordo. Vale ressaltar os direitos e deveres de ambas as partes. Abrcs, Adam! Adorei o conteúdo!!

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