Esclareça suas dúvidas sobre

Tecnologia da Informação.

 

WordPress – O Guia Completo e Definitivo

12/12/2016 Programação
WordPress o Guia Definitivo

Nesse artigo vou te explicar o que é o WordPress, como instalar a plataforma, o que são templates e plugins, quais os melhore livros e cursos e como você pode se tornar um desenvolvedor WordPress.

Navegue pelo artigo:

O que é WordPress?

O WordPress é uma plataforma que permite a você criar um blog ou um site de forma simples e fácil. Através do login em um painel de administração, o usuário pode modificar cores do site, fontes, informações como telefone, endereço e ainda publicar conteúdo em forma de posts ou páginas.

Essa plataforma é chamada de CMS (Content Management System) ou sistema de gerenciamento de conteúdo. O WordPress, ou apenas WP, é open source (código aberto); isso significa que ele pode ser baixado e alterado de graça.

Diferença entre o WordPress.com e o WordPress.org

Existem duas formas de você utilizar o WP. No site wordpress.com você pode criar um site totalmente grátis com apenas alguns cliques, porém seu site vai ter o subdomínio .wordpress.com (por exemplo: adamsilva.wordpress.com).

Essa é a forma mais fácil para quem quer começar ou testar a plataforma. Além disso, é possível conseguir um domínio próprio seu pelo pagamento de uma taxa mensal, dessa forma você pode ter um site mais profissional.

A desvantagem é que você não tem controle total da plataforma por estar num servidor que não é seu.

A segunda forma é utilizar o wordpress.org. Nesse site é possível fazer o download dos arquivos de instalação do WordPress e instalar a plataforma em sua própria hospedagem, ou ainda num servidor local para testes. A vantagem é que você tem controle total da plataforma, podendo alterar código e fazer backup dos seus arquivos e banco de dados.

A desvantagem é que você terá um custo maior com hospedagem e domínio, porém você está trabalhando de forma mais profissional. É assim que os grandes blogs e sites da internet fazem. Meu blog, por exemplo, é feito com WordPress e hospedado em um servidor privado.

Como instalar o WordPress

Para instalar o WordPress você vai precisar de um servidor apache (PHP) e um banco de dados MySQL. Existem hospedagens que já oferecem tudo isso pronto e instalado, você só precisa instalar o WP ou ainda existem hospedagens que já possuem ferramentas, como o Fantástico De Luxe, para instalar o WP com alguns cliques.  Você vai precisar ter um domínio (nome do seu site) registrado também.

Pra registrar um domínio .com.br você pode acessar o registro.br e para registrar um domínio .com ou .net e etc, você pode acessar o site name.com ou dynadot.com

Instalar o WordPress numa hospedagem

Basicamente para instalar o WordPress você tem que executar os seguintes passos:

  1. Fazer o upload dos arquivos do WP para seu servidor
  2. Criar um novo banco de dados MySQL
  3. Criar um usuário e senha e associar ao banco de dados
  4. Acessar o endereço do seu site para começar o procedimento de instalação
  5. Inserir o nome do banco de dados criado e o usuário e senha criados anteriormente
  6. Inserir o nome do seu site ou blog e escolher um login e senha
  7. Pronto! Para fazer login no seu site basta acessar endereçodoseusite/wp-admin

Instalar o WordPress num servidor local

Existe uma ferramenta chamada XAMPP que permite a você instalar um servidor local no seu computador, que já vem com o Apache e o MYSQL. Então basta instalar o XAMPP e ativar os serviços e o seu servidor já começa a rodar.

Para criar o banco de dados você pode utilizar o phpmyadmin acessando no seu navegador http://localhost/phpmyadmin

Para visualizar seu site acesse http://localhost no seu navegador

Você deve extrair os arquivos do WP dentro da pasta htdocs do diretório onde você instalou o seu servidor XAMPP e seguir os mesmos paços de instalação listados no tópico acima.

Assista essa vídeo aula e veja passo a passo como instalar o WordPress em localhost em apenas 7 minutos!

Templates WordPress

O WP permite a você escolher templates ou temas para modificar a aparência e o design do seu site. Existem tanto templates gratuitos como pagos, e a diferença está nas funcionalidades que aquele template oferece e no nível de profissionalismo.

Para escolher um template gratuito você pode acessar o diretório de temas do WordPress.

Se você prefere investir em algo mais profissional você pode encontrar temas pagos (Premium) no Theme Forest e no Mojo Marketplace por uma média de 50 dólares.

Plugins WordPress

É possível também utilizar plugins para aumentar as funções do seu site, como por exemplo, exibir uma lista de fotos do seu instagram, criar um formulário para captura de e-mails ou exibir um pop-up para os visitantes quando seu site é visualizado.

Existem milhares de plugins gratuitos para download no repositório de plugins do WordPress, e se você precisa uma opção adicional você pode comprar plugins premium no site Code Canyon.

Desenvolvedor WordPress

Existe um grande mercado para desenvolvedores de temas e plugins WordPress, todo ano são movimentado milhões de dólares e a comunidade de usuários já ultrapassou mais de 42 milhões de pessoas. Quem tem domínio no desenvolvimento WordPress pode se dar bem financeiramente.

Para se tornar um desenvolvedor WordPress primeiro você precisa ter  conhecimento em HTML, CSS, PHP e se possível Javascript. O básico que um desenvolvedor web precisa saber.

No final desse artigo te mostro como você pode começar nessa área.

Livros de WordPress

Quero recomendar os melhores livros de WordPress para você que está começando e para você que quer se tornar um desenvolvedor profissional.

Programando em WordPress

Programando em WordPressO livro do Daniel Marcos vai te ensinar como desenvolver plugins, widgets e templates desde o básico. O livro também aborda funções de acesso ao banco de dados.

 

WordPress All-in-One For Dummies

WordPress All-in-One For DummiesLivro muito completo que vai abordar desde o básico do WordPress como configurações e instalação e SEO. O livro chega até a parte avançada de personalização de um tema, multi-sites e desenvolvimento de plugins. A desvantagem é que o livro está em inglês e se você não domina o idioma pode ter dificuldades.

 

WordPress – Criando blogs com WordPress

WordPress – Criando blogs com WordPressO livro da Daniela Borges é recomendado para quem está começando. Vai abordar desde a instalação, configuração e overview geral da plataforma e como utilizar.

 

Curso de WordPress

Eu criei um minicurso grátis chamado Dólar Developer que vai te ensinar como desenvolver um tema WordPress passo a passo, como torná-lo num produto, vender num marketplace internacional e ganhar em dólar. Eu te explico como eu já tenho feito isso e já ganhei mais de 17 mil dólares com meu tema New-commerce na F5 Themes.

Com esse curso você vai ser capaz de:

  • Tornar-se um desenvolvedor de temas profissional
  • Desenvolver o próprio tema da sua empresa ou negócio
  • Ter liberdade para trabalhar onde e quando quiser e ganhar em dólar com o desenvolvimento de temas e a venda no mercado.

Clique aqui para acessar ao minicurso grátis Dólar Developer

 

Deixe seu comentário

Adam Silva

Adam Silva

Bacharel em Análise de Sistemas, trabalha com TI há 7 anos. Especializado em web, programador, blogueiro, baterista e entusiasta de tudo que envolva tecnologia.

Saiba Mais


Siga-nos no Youtube

CEO da F5 Themes e do Estudar TI, especialista em vender com sites, musicista e cristão. Acesse: https://f5themes.com http://estudarti.com.br
  • 125 Posts
  • 445 Followers
  • 538 Following
© 2013 - 2017 Adam Silva. Todos os direitos reservados.

Workshop Grátis como Ganhar em Dólar com Desenvolvimento Web

Trabalhe Onde e Quando quiser e Ganhe em Dólar