Esclareça suas dúvidas sobre

Tecnologia da Informação.

 
Ebook: Como Escolher uma Faculdade de TI

TOP 10 linguagens de programação mais usadas de 2013

09/08/2013 Programação

Nesse artigo vamos revelar as 10 linguagens de programação mais usadas em 2013. Dessa forma o profissional poderá saber qual linguagem é promissora no mercado, isso vai ajudar a investir mais tempo de aprendizado com o foco correto, ou até, conhecer quais linguagens poderão ter mais vagas de emprego.

Antes de tudo, linguagens de programação são bibliotecas de código com instruções, funções, métodos e estruturas que permitem ao programador desenvolver aplicativos, programas, sistemas, softwares e etc.

Vamos agora conhecer em ordem decrescente de popularidade as 10 linguagens mais usadas em 2013, segundo o ranking da comunidade de programação TIOBE.

10. JavaScript

JavaScriptJavaScript é uma linguagem de programação web do tipo scripit. Essa linguagem é responsável por executar scripts do lado do cliente, sem a necessidade de passar pela interpretação do servidor. Linguagem caracterizada por ser dinâmica, ou seja, executar comandos no navegador sem a necessidade de recarregar a página. O JavaScript foi lançado em 1995 e implementado no navegador Netscape, a linguagem foi criada pela mesma empresa sob o nome de Mocha.

09. Transact-SQL

T-SQLO Transact-SQL, também conhecido como T-SQL, é uma variação da linguagem SQL e de propriedade da Microsoft e Sybase. É a linguagem utilizada na plataforma SQL Server.

8. Python

pythonPython é uma linguagem que nos permite trabalhar mais rápido e integrar sistemas de forma eficaz. Foi lançada por Guido van Rossum em 1991 e é mantido pela organização sem fins lucrativos Python Software Foundation.

7. Visual Basic

Visual BasicO Visual Basic, ou VB, foi produzido pela Microsoft como um aperfeiçoamento da linguagem BASIC. O VB é uma linguagem comumente utilizada para programação de sistemas desktop. O Visual Basic .NET é a versão mais nova do VB e faz parte da plataforma Microsoft .NET.

6. PHP

phpO PHP (Hypertext Preprocessor) é uma linguagem para desenvolvimento web de uso geral, é uma linguagem Server side (interpretada do lado do servidor). Foi criada em 1994 por Rasmus Lerdorf como parte de um pacote de programas.

5. C#

C#O C# (C Sharp) é uma linguagem de programação multi-paradigma, criada pela Microsoft e faz parte da plataforma .NET. Essa linguagem foi baseada no C++, é uma linguagem fortemente tipada e robusta, tem o objetivo de ser simples, moderna e para uso geral.

4. C++

C++C++ é uma linguagem multi-paradigma para uso geral. É o aprimoramento da linguagem C com elementos da orientação a objetos. Foi criada por Bjarne Stroustrup em 1979 na Bell Labs. O C++ també é utilizado para a integração com hardware e no desenvolvimento de games.

3. Objective-C

objective-cEm terceiro lugar, Objective-C (objC) é uma linguagem orientada a objetos para uso geral que combina C e Smaltalk. É a linguagem principal para a plataforma Apple como OS X (utilizado no MAC) e IOS (utilizado no Iphone). O objC foi criado aproximadamente nos anos 80 pela empresa Stepstone.

2. Java

javaEm segundo lugar, o Java é uma linguagem de programação orientada a objetos que tem como um de seus princípios a portabilidade, que é a capacidade de ser interpretada em diversos sistemas operacionais e dispositivos sem a necessidade de reescrever o código. A primeira versão da linguagem foi lançada pela Sun Microsystems em 1995 e atualmente a linguagem pertence a Oracle.

1. C

CConsiderada a linguagem mais popular atualmente, a linguagem C é uma linguagem estrutural criada em 1972 por Dennis Ritchie com o objetivo de desenvolver o sistema operacional Unix. Até os dias de hoje a linguagem continua sendo usada para desenvolvimento de sistemas operacionais, aplicativos, games e integração com o hardware.

 

 

Atualizado em Novembro de 2013

Linguagens de programação mais usadas

Abaixo você pode conferir um gráfico mostrando a evolução do uso das linguagens de programação ao logo do tempo.

Linguagens de programação mais usadas

Minicurso de programação grátis

Clique aqui para ter acesso a 6 vídeo aulas grátis para aprender a programar

E ai, já decidiu qual vai ser sua linguagem de trabalho? Você já programa em alguma das linguagens da lista? Compartilhe suas experiências e dúvidas conosco deixando seu comentário abaixo.

 

Comentários


  •  
    AnacondaChoke | 3 anos atrás

    Discordo completamente, segundo a codeeval a linguagem mais popular é python , e isso se repete por 3 anos consecutivos.

     
  •  
    AnacondaChoke | 3 anos atrás

    Discordo completamente, segundo a code eval a linguagem mais popular é python , e isso se repete por 3 anos consecutivos.

     
  •  
    pedro | 3 anos atrás

    Programo em Visual Basic é muito legal, mesmo que a linguagem não estar no topo.

     
  •  
    Felipe | 3 anos atrás

    Amigo, ouve um pequeno equívoco no seu post, quando você fala ao JAVASCRIPT. Segue um trecho de JAVASCRIPT escrito no wikipedia.

    ” A escolha final do nome causou confusão dando a impressão de que a linguagem foi baseada em java, sendo que tal escolha foi caracterizada por muitos como uma estratégia de marketing da Netscape para aproveitar a popularidade do recém-lançado Java. ” Wikipedia.

    JavaScript não foi baseado em Java.

     
    •  
      Adam Silva | 3 anos atrás

      Olá Felipe, não conhecia essa curiosidade. Obrigado pela dica! Abraço!

       
  •  
    Christopher | 3 anos atrás

    Olá, estou começando a pesquisar sobre linguagens de programação e queria saber:
    As linguagens C, C++ e C# são linguagens totalmente diferentes, variações ou está uma dentro da outra, ou seja, você usa uma e já está usando a outra? Me expressei bem?

     
    •  
      Adam Silva | 3 anos atrás

      Olá Christopher é basicamente como Alexandre explicou no comentário abaixo. Abraço!

       
  •  
    Alexandre | 3 anos atrás

    Christopher, C, C++ são linguagens extremamente avançadas e de baixo nível (mais difícil programar e mais controle sobre a máquina), principalmente C,
    a relação entre elas é que C++ é a linguagem C orientada a objeto, ou seja, é um C com melhor produtividade em relação ao desenvolvimento, se o programador desejar que seja, já o C# não tem relação direta com as outras duas, C# é uma linguagem relativamente nova e de alto nível(mais fácil programar e menos controle sobre a máquina) desenvolvida pela microsoft, a mesma utiliza .net como framework para funcionar.

    Tentei escrever da forma mais didática possível.

    Abraços.

     
    •  
      Adam Silva | 3 anos atrás

      Olá Alexandre. Obrigado por compartilhar. Abraço!

       
  •  
    jean | 3 anos atrás

    Estou iniciando o curso de rede de computadores, não trabalho na área, gostaria de saber se plataformas c++ são linguagens de programação. Por favor me tire essa dúvida com algum exemplo.Obrigado

     
    •  
      Adam Silva | 3 anos atrás

      Olá Jean. C++ é uma linguagem de programação, porém plataforma é outra coisa. Plataforma pode ser: desktop, mobile, web. Abraço!

       
  •  
    Johnatan | 2 anos atrás

    Ola, tenho começar a fazer um curso técnico mais tenho uma grande duvida, de qual area especifica faço? Por exemplo, eu me interesso mais em Software, criar programas, e a duvida é qual a Linguagem mais apropriada para essa area e quanto irei ganhar si ingressar nessa area futuramente?

     
  •  
    joão m | 1 ano atrás

    Ola estou com á mesma pergunta gostaria de saber johnatan

     
  •  
    Marcelo Soares | 3 semanas atrás

    Bom dia estou fazendo Curso Gestão da tecnologia da informação.
    Trabalho na área de sistemas de energia. Sou formado técnico eletrônico desde 1990.
    Fiquei parado muito tempo.
    Fiz alguns cursos de aperfeiçoamento.
    Sei que terei um enorme desafio.
    Obrigado pela dica das 10 linguagens de programação.

     

Deixe seu comentário

Adam Silva

Adam Silva

Bacharel em Análise de Sistemas, trabalha com TI há 7 anos. Especializado em web, programador, blogueiro, baterista e entusiasta de tudo que envolva tecnologia.

Saiba Mais


Siga-nos no Youtube

© 2013 - 2018 Adam Silva. Todos os direitos reservados.

Ebook: Como Escolher uma Faculdade de TI