Desenvolvedor WordPress

Uma área que está em alta no mercado é a de Desenvolvimento WordPress. A comunidade vem crescendo e cada vez mais clientes necessitam de projetos desenvolvidos na plataforma. Nesse artigo vou explicar o que faz um desenvolvedor WordPress, quanto é possível ganhar, e onde estudar.

Se você ainda não sabe o que é WordPress, você vai querer dar uma lida nesse guia completo do WordPress que eu escrevi.

Esse artigo faz parte de uma série sobre as profissões da área de TI, você pode gostar de ler esses artigos:

O que faz um Desenvolvedor WordPress?

O Desenvolvedor WordPress é responsável pelo desenvolvimento de temas e plugins na plataforma. O WordPress, também chamado de WP, é a plataforma mais utilizada do mercado para o desenvolvimento de blogs, sites institucionais, sistemas completos e até lojas virtuais. Cerca de 18,9% dos sites da internet utilizam WP, segundo Matt Mullenweg, criador do WordPress.

É necessário que o profissional WP conheça, além da plataforma, as linguagens web que ela utiliza. Linguagens como: HTML, CSS e PHP. Isso significa que um desenvolvedor WordPress além de ser qualificado para desenvolver em WP, também é qualificado para o desenvolvimento de sites e sistemas web com essas linguagens.

Desenvolvimento de temas

Um tema nada mais é do que a aparência visual do site, um template. O WP permite que o usuário troque a aparência de seu site ou blog quase que como se estivesse trocando de roupa. Com alguns cliques é possível manter todo conteúdo do site e modificar apenas sua aparência visual. Cabe ao desenvolvedor integrar seu layout com as tags necessárias da plataforma para que tudo funcione em sincronia. Um bom template também deve permitir que o usuário seja capaz de personalizar cores, fontes e imagens do site conforme o seu gosto ou necessidade.

Desenvolvimento de plugins

Os plugins são responsáveis por dar funcionalidades aos sites WP. Permitindo que esses sejam cada vez mais parecidos com sistemas. Essas funcionalidades podem ser muito simples, como por exemplo: mostrar botões de redes sociais nos posts com o plugin Ultra Light Social Share Buttons; ou até muito complexas como, por exemplo: o plugin WooCommerce permite que um site se transforme em uma loja virtual completa.

Quanto ganha?

Segundo o site da Catho, um desenvolvedor WordPress pode iniciar com um salário médio de 2 a 3 mil reais (região da grande São Paulo).  E conforme a experiência e nível do profissional, esse salário pode aumentar.

O grande potencial de ganho de um desenvolvedor WP é com o desenvolvimento de temas e plugins de forma independente. Com o desenvolvimento de um único tema, o New-commerce, eu fui capaz de ter um lucro de mais de 18 mil dólares (continua subindo com as vendas). Algo que dificilmente é possível ganhar entregando apenas um site para um cliente. Como um tema WordPress permite a customização, é possível vender o mesmo site para milhares de clientes por um preço acessível e ter o trabalho de desenvolver apenas uma vez. Mas isso não é nada, nessa entrevista o Vlad da Pixelgrade conta como tem ganhado 50 mil dólares por mês com seu negócio de temas WordPress.

Onde estudar?

Pensando em capacitar a comunidade brasileira para o mercado promissor de desenvolvimento WordPress, eu criei um curso completo de WordPress, chamado Dollar Developer, que vai te ensinar como funciona esse mercado, como desenvolver temas WordPress e se tornar um desenvolvedor profissional qualificado.

Ficou interessado? Clique aqui para ver os detalhes agora

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *