Esclareça suas dúvidas sobre

Tecnologia da Informação.

 

Será que realmente o profissional de TI deve aprender inglês?

17/03/2014 Carreira
Aprender inglês

Nesse artigo vou revelar para você qual a importância do inglês para o profissional de TI e vou dar algumas dicas valiosas de como aprender ou aperfeiçoar seu inglês mesmo que você não tenha dinheiro para isso.

Motivos para aprender inglês

Antigamente falar inglês era um diferencial para o currículo do profissional, mas essa época já passou. O inglês passou a ser algo essencial para todo profissional de TI, continue lendo esse artigo e irá entender o porquê.

Livros

Os livros de TI, na sua grande maioria, não são escritos no Brasil, ou seja, são escritos em inglês e depois traduzidos para o português, muitos nem são traduzidos. Se você quer obter o conhecimento direto da fonte e quer ter acesso aos melhores livros de TI, você precisa saber ler em inglês, caso contrário você vai ficar dependente do material escrito e traduzido para o português.

Linguagens de programação

As linguagens de programação que um profissional de TI vai usar no seu trabalho (C, Java, C++ C#, Python, PHP e etc.) são escritas em inglês, se você pretende ter um domínio da linguagem e saber o que você está fazendo, o inglês é essencial.

Certificações

Os exames para ser certificado em uma linguagem ou ferramenta de TI, são na sua grande maioria em inglês, ou seja, você vai ter que entender as perguntas em inglês e responder em inglês, além de ter os conhecimentos necessários em determinada linguagem ou ferramenta que você se submeteu ao exame.

Comunicação

Muitas vezes no seu trabalho você poderá ter a tarefa de se comunicar com pessoas que não são do Brasil, em empresas multinacionais isso é muito comum, você pode ter um chefe na filial do Brasil e outro no exterior, o que torna a habilidade de falar inglês fundamental. Além disso, muitos estrangeiros têm imigrado para o Brasil em busca de oportunidades de negócios, você pode acabar trabalhando com esses estrangeiros.

Estudar no exterior

As melhores faculdades e cursos de TI estão no exterior, se você busca uma oportunidade para aperfeiçoar seu conhecimento e melhorar seu currículo, estudar no exterior é uma ótima opção, mas para isso é preciso ter um conhecimento sólido no inglês.

Nível de inglês necessário para trabalhar com TI

Qualquer vaga que você for se candidatar para TI hoje vai exigir algum conhecimento em inglês, não tem para onde fugir.

“Atualmente, não há como escapar desta exigência. Todas as empresas pedem inglês, no mínimo avançado”, diz o sindicalista Antonio Neto, presidente do Sindpd-SP (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo) numa matéria para a INFO.

Para Ana Carolina Azevedo, gerente de recrutamento do Google para a América Latina, “a falta de inglês fluente continua sendo um grande fator de eliminação de bons profissionais”.

Grande parte das empresas que contratam profissionais de TI vão aplicar entrevistas em inglês, às vezes pessoalmente, às vezes por telefone, então você precisa estar preparado para esse tipo de abordagem.

O nível de inglês exigido vai depender da empresa e da vaga, mas os dias em que o inglês básico era suficiente ficaram para trás.

Como aprender inglês?

Você deve ter percebido que tem motivos suficientes para aprender inglês, mas e agora por onde começar? Vou te dar algumas dicas valiosas, então preste atenção.

Cursos online gratuitos

MEO – My English Online
O MEO é uma iniciativa do MEC e do CAPS, é um curso de inglês online muito bom, que vai desde o nível básico até o avançado, o curso utiliza material em texto, vídeos, exercícios e exames online. Para se inscrever no curso é necessário ser aluno de qualquer faculdade, seja graduação ou pós.

CIG (Curso de Inglês Grátis)
O CIG é um site que oferece lições e artigos gratuitos para estudantes de inglês. Ele não é um curso tradicional com aulas, exercícios, provas, etc., mas sim uma fonte de material gratuito e de qualidade.

ZAP English
Site onde você encontrará os recursos necessários para o aprendizado do inglês, seja você aluno ou professor. Disponibilizam uma série de arquivos de áudio com falantes nativos para que você possa aprender da forma correta desde o início.

English Online
Curso em ingles para quem está no nível básico até o avançado, os textos são totalmente em inglês.

BBC
A BBC ensina inglês através de vídeo aulas, os assuntos das vídeo aulas são reportagens e matérias, bem interessante vale a pena conferir.

Conversar Online

Treinar sua fala é uma atividade muito importante, principalmente se conversar com uma pessoa que fale o inglês nativo, assim você irá aprender a corrigir sua pronúncia.

Google Helpouts
O Google Helpouts é uma plataforma onde pessoas ajudam pessoas, ou seja, existem diversas pessoas cuja língua nativa é o inglês dispostas a te ensinar e conversar com você por uma pequena quantia em dinheiro. Essa ferramenta é muito interessante para você treinar sua comunicação e até se preparar para exames em inglês.

Shared Talk
O Shared Talk é uma ótima forma de conversar com pessoas de forma gratuita. O site oferece 2 tipos de chat, por voz e por texto, então você pode treinar tanto sua fala como sua escrita.

Vídeo aulas no Youtube

O youtube oferece muito material de qualidade grátis, abaixo você pode conferir alguns dos canais que mais gostei.

Inglês de Bolso
Canal que ensina inglês de forma simples e descontraída, eles publicam aulas novas toda segunda e quinta feira.

Seu canal de inglês
Canal que ensina inglês com situações do dia-a-dia e também com aulas, todo conteúdo do canal é totalmente em inglês voltado para brasileiros.

Let’s talk
Canal que ensina inglês como segunda língua, o canal tem conteúdo muito interessante para quem já está num nível intermediário para cima, o canal é totalmente em inglês e é voltado para qualquer nacionalidade que deseje aprender inglês como segunda língua.

Intercâmbio no exterior

Fazer uma viagem de intercâmbio para um país onde o inglês seja a língua nativa é uma ótima forma de aprender inglês, você será forçado a falar em inglês para sobreviver às situações do dia-a-dia e ainda poderá sentir a cultura local.

Como alguns já devem ter visto em meu perfil no blog, eu fiz uma viagem de intercâmbio para Chicago nos EUA, para mim foi uma das melhores experiências que já tive. Além de aperfeiçoar meu inglês, pude conhecer pessoas de lugares do mundo inteiro e imergir na cultura americana. Recomendo a todos que tenham essa experiência um dia, sei que pode sair caro, mas vale cada centavo, é uma ótima oportunidade para crescimento.

Aprendendo inglês no dia-a-dia

Incluir o aprendizado da língua inglesa do seu dia-a-dia também é algo muito importante para acostumar seus ouvidos e ganhar mais intimidade com a língua.

Assistindo filmes

Esqueça os filmes dublados, assistir filmes em inglês com legenda ou sem legenda é uma ótima forma para praticar o inglês. Comece a assistir tudo legendado, séries de TV, filmes e etc. e quando estiver preparado retire as legendas.

Ouvindo música

Ouça muita música em inglês, isso fará com que seus ouvidos se acostumem ao idioma, dessa forma você terá mais facilidade para entender a língua.

Lendo livros

Ler textos em inglês também é algo essencial, além de treinar sua leitura isso também o ajudará a escrever melhor.

Exames de proficiência

Os Exames de proficiência como: TOEFL, IELTS e TOEIC servem para atestar seu conhecimento na língua inglesa. Se você prender cursar uma faculdade no exterior ou dar aulas de inglês esses exames serão essenciais pra você. Além disso, pode ser um diferencial para seu currículo.

Os testes de proficiência irão avaliar suas habilidades de escrita, leitura, audição e fala, dependendo do teste. Se você pretende prestar um desses exames é importante se preparar antes porque eles não são tão fáceis.

Como NÃO aprender inglês

Se você estiver seguindo algum dos items abaixo na tentativa de aprender inglês, melhor mudar de direção porque a chance de dar errado é muito grande.

Foco na gramática

Muitas escolas tem o método de ensinar inglês pela gramática, conheço pessoas que estudaram nesse tipo de metodologia por 5 anos e ainda não tem inglês fluente. O foco na gramática tem se mostrado uma maneira ineficaz de aprender inglês.

Quando somos crianças, aproximadamente em nossos 2 primeiros anos de vida vamos aprender a falar, você já viu alguma mãe ensinando gramática para seu filho antes que ele aprenda a falar? Só começamos a aprender gramática quando entramos numa escola, e mesmo assim muitos têm dificuldade em aprender. Da mesma forma é o inglês, é muito mais fácil quando nosso foco é a fala, todo resto vem com o tempo.

Inglês na faculdade

Recebo muitas perguntas dizendo se o inglês oferecido na faculdade é o suficiente para o profissional. A resposta é não. Ensinar inglês para uma turma de 40, 50 ou até mais pessoas é algo quase impossível, você não terá a atenção necessária para desenvolver o idioma. Para aprender inglês você precisa conversar, interagir com as pessoas, ficar sentado numa cadeira aprendendo gramática não irá resolver o problema.

Conclusão

O inglês é algo essencial para todo profissional de TI, então se você ainda não fala inglês ou precisa aperfeiçoar essa é a hora, não espere terminar a faculdade, o inglês é tão importante como qualquer matéria que você venha a ter em seu curso. Ao longo desse artigo você viu que não faltam maneiras para aprender inglês, mesmo se você não tem condições de pagar por isso, o mais importante é se dedicar.

Agora faça o seguinte:

Deixe um comentário abaixo contando sua opinião, se você acha que é importante aprender inglês ou não e também o que você está fazendo para aprender inglês

 

Comentários


  •  
    Wellington Oliveira | 4 anos atrás

    Olá Adam, Wizard, Fisk e CNA são boas escolas para aprender inglês na adolescência?

     
    •  
      Adam Silva | 4 anos atrás

      Olá Wellington, já é um começo, mas cai naquela questão de você ter que estudar muitos anos para aprender. Abraço!

       
  •  
    Andre Bertolo | 4 anos atrás

    Legal, você esta de parabéns.

     
    •  
      Adam Silva | 4 anos atrás

      Obrigado Andre, fique a vontade no blog. Abraço!

       
  •  
    Wellington Oliveira | 4 anos atrás

    Adam, você está me ajudando muito, bela iniciativa é esse seu blog! Tirou todas as minhas dúvidas, ganhou um assinante para seu blog.

     
    •  
      Adam Silva | 4 anos atrás

      Olá Wellington, fique a vontade. Abraço!

       
  •  
    samuel | 4 anos atrás

    Gostei da matéria , estou me preparando para o vestibular e o enem quero aprender o inglês e as dicas são ótimas obrigado.

     
    •  
      Adam Silva | 4 anos atrás

      Olá Samuel, obrigado. Forte abraço!

       
  •  
    Edimara | 4 anos atrás

    Sugestões muito boas de como aprender inglês. Parabéns Adam

     
    •  
      Adam Silva | 4 anos atrás

      Olá Edimara, obrigado! Abraço!

       
  •  
    Ronys | 4 anos atrás

    Excelente artigo, ajudou de mais!

     
    •  
      Adam Silva | 4 anos atrás

      Olá Ronys, obrigado e fique a vontade no blog. Abraço!

       
  •  
    Wilton Alves | 4 anos atrás

    Faaaala Adam!
    Parabéns pela iniciativa, pelo blog e pelo excelente conteúdo!
    Aliás parabéns e obrigado…

    Sou estudante do Curso Técnico de informática da ETEC e dando uma ‘zapeada’ aqui pelo blog percebi muitas dicas oportunas e pontuais muito importantes não só para nós estudantes, mas também para profissionais.
    Além de algumas ferramentas que voce apresentou no post eu também utilizo muuito o englishexperts.com, o LingQ e o english for read.

    Parabéns mais uma vez!
    Até o próximo post.

     
    •  
      Adam Silva | 4 anos atrás

      Olá Wilton, obrigado. Isso ai, obrigado pelas dicas vou dar uma olhada nesses sites e quem sabe já incluo eles na próxima atualização. Forte abraço!

       
  •  
    Cristiane | 4 anos atrás

    Eu adorei as suas dicas eu agora já sei por começar. Obrigada!!

     
    •  
      Adam Silva | 4 anos atrás

      Olá Cristiane, isso ai, boa sorte na sua carreira. Abraço!

       
  •  
    Damon | 3 anos atrás

    I’m an IT Professional living in São Paulo and I teach English! I specialize in the IT technical and business aspects of the language. If you’re at least intermediate level and want to have a deeper understanding of IT technical vocabulary, grammar and modern phrasing of IT concepts I would be of great help to you. I also have over 20 years of real world experance in IT and hold many industry standard certifications.

     
  •  
    Barbara Magalhães | 3 anos atrás

    Texto extremamente instrutivo. Comecei a faculdade agora e considerava que a disciplina de Inglês Instrumental poderia ser o suficiente para trabalhar bem nessa área. Nunca fiz um curso específico de inglês, mas também não passo vergonha, pelo menos comparada a outros colegas, a dica sobre assistir e ouvir músicas em inglês sigo há bastante tempo e realmente ajuda. Parabéns pelo blog.

     
  •  
    Frederico Resende Gomes Aguiar | 3 anos atrás

    Interessante seu site, gostei dele. Uma pergunta para você que já está na área algum tempo, não tenho experiência para entra no mercado, sou estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Penso que uma certificação importante, mas quais?

     
    •  
      Adam Silva | 3 anos atrás

      Olá Frederico, a primeira coisa é escolher em que área você quer trabalhar. Se é programação, redes, suporte e etc. Tendo escolhido você vai atrás das qualificações necessárias para exercer a função. Abraço!

       
  •  
    marlon | 3 anos atrás

    Ola Adam e possível aprender inglês por aulas on line??????????????

     
    •  
      Adam Silva | 3 anos atrás

      Olá Marlon, é possível sim, porém a prática com pessoas frente a frente também é importante. Abraço!

       
  •  
    Kleber | 3 anos atrás

    Ótimas dicas Adam! Qto tempo vc acha que leva para se tornar um bom Profissional e engressar na carreira de TI?
    Tenho 34 anos e estou disposto a encarar! Como ja te falei, vou começar num tecnico, escola ETEC, Centro Paula Souza!

    Abraço Adam…

     
    •  
      Adam Silva | 3 anos atrás

      Olá Kleber, o tempo pode variar de acordo com a dedicação de cada um. Começar por um técnico é uma boa opção. Abraço!

       
  •  
    kleber | 3 anos atrás

    Olá Adam, gostaria de saber sua opinião sobre o curso de ingles online da Englishtown! Abraço…

     
  •  
    guilherme fernandes fortes | 3 anos atrás

    Boa tarde!!!!
    |Cara eu tenho 15 anos , sou de família humilde e glorifico a Deus por ter encontrado o seu blog,ainda não sei nada sobre as matérias e quase nada de informática, sei mesmo é o básicão e o inglês , não sei nada mesmo mas eu tenho vontade! suas dicas são valiosicimas e eu começarei a botar em prática agora mesmo, vlw cara@@.

     
    •  
      Adam Silva | 3 anos atrás

      Olá Guilherme, fique a vontade no blog e boa sorte. Abraço!

       
  •  
    Guilherme | 3 anos atrás

    Muito boa a matéria. Eu aprendi um pouco de inglês através de videogames, jogos de PC e músicas internacionais. Mas as suas dicas vão me ajudar a me aperfeiçoar. Valeu, Adam. Obrigado pela dica.

     
    •  
      Adam Silva | 3 anos atrás

      Olá Guilherme, obrigado. Isso aí o importante é estar sempre em contato com a língua. Abraço!

       
  •  
    Rodrigo Castro | 3 anos atrás

    show! seu blog é muito bom!
    amo tecnologia e quero trabalhar com isso. Seu blog me incentivou mais ainda. Parabêns!

     
    •  
      Adam Silva | 3 anos atrás

      Obrigado Rodrigo, boa sorte na sua carreira! Abraço!

       
  •  
    Roger Figueró | 3 anos atrás

    Muito bom, me ajudou novamente, muito bom o teu blog nota 10! vou estudar o inglês desde já para futuramente não sofrer muito.

     
    •  
      Adam Silva | 3 anos atrás

      Olá Roger, isso mesmo. Boa sorte na sua carreira. Abraço!

       
  •  
    Bruna C. | 3 anos atrás

    Lol. Gostei muito.

     
    •  
      Adam Silva | 3 anos atrás

      Olá Bruna. Obrigado. Abraço!

       
  •  
    Alexandre | 3 anos atrás

    Estou gostando muito das informações estou tiran
    do as duvidas não sou do ramo tenho 36 anos posso
    engreça ainda? Valeu um abraço

     
Adam Silva

Adam Silva

Bacharel em Análise de Sistemas, trabalha com TI há 7 anos. Especializado em web, programador, blogueiro, baterista e entusiasta de tudo que envolva tecnologia.

Saiba Mais


Siga-nos no Youtube

© 2013 - 2017 Adam Silva. Todos os direitos reservados.