Esclareça suas dúvidas sobre

Tecnologia da Informação.

 

Diferenças entre os cursos de Tecnologia da Informação

31/03/2013 Carreira
cursos de ti

Tenho recebido diversas perguntas sobre as diferenças entre os cursos de Tecnologia da Informação (TI), como: Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação e cursos Tecnológicos. Existem muitas opções, entendo a grande confusão que pode ser causada nas mentes dos futuros universitários, mas muita calma nessa hora! Suas dúvidas estão prestes a serem esclarecidas.

Essa dúvida é muito comum na hora de escolher um curso, muitos alunos acabam mudando de decisão no primeiro ano por não terem entendido antes de ingressar na faculdade. Para você não correr esse risco, vamos explicar as principais diferenças entre os cursos de nível superior em TI e ainda complementar com os cursos tecnológicos, técnicos e certificações.

Você também pode se interessar em ver o guia dos cursos e faculdades de TI.

Primeiramente, você precisa saber que os cursos de TI estão contidos nas Ciências Exatas, ciências que envolvem disciplinas como matemática e física. Mas calma, se você não se dá bem com os números, nem tudo está perdido ainda.

Tecnologia da Informação

A tecnologia é a junção entre ciência e técnica, por sua vez, a tecnologia da informação é definida como um conjunto de atividades, soluções, equipamentos e pessoas envolvidas na produção, armazenamento, segurança, gerenciamento, transmissão e acesso de informações. A TI possibilita a automatização de processos que antes exigiam grande esforço físico, ou seja, ela surgiu para facilitar nossas vidas e resolver problemas. Dentro dessa área existem diversos cursos que vamos abordar a seguir.

Ciências da Computação

O curso de Ciências da Computação promove o desenvolvimento de maneiras mais eficientes para solucionar problemas envolvendo computadores, o profissional pode seguir carreira como pesquisador científico, trabalhando com pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Grande parte dos formados nessa área segue carreira na área de desenvolvimento de software, devido a grande bagagem de programação oferecida no curso. Em Ciências são abordadas disciplinas como: algoritmos, estrutura de dados e lógica de programação.

O curso oferece uma visão bem abrangente sobre a Tecnologia da Informação, o que permite que o aluno possa especializar-se também em áreas como redes de computadores e hardware.

A USP oferece um guia interativo para quem está pensando em cursar Ciências da Computação no IME (Instituto de Matemática e Estatística).

Onde estudar?
Duração média: 4 anos

Sistemas de Informação

O curso de Sistemas de Informação é voltado para o desenvolvimento de sistemas computacionais, que servem para automatizar e apoiar tarefas que antes exigiam grande esforço físico. O curso de Sistemas envolve parte das disciplinas encontradas em Ciências da Computação, como programação, porém é mais específico ao abordar disciplinas de administração e gestão de negócios, permitindo que o aluno possa atender necessidades específicas do mercado de trabalho com o desenvolvimento de sistemas integrados (ERP) e soluções corporativas. O profissional pode atuar como Analista de Sistemas, Programador, Analista de Negócios ou com Suporte a TI entre outros.

Onde estudar?
Duração média: 4 anos

Engenharia da Computação

O curso de Engenharia da Computação envolve o projeto, desenvolvimento e implementação de equipamentos e dispositivos tecnológicos. O curso está mais relacionado com o hardware do que com o software. Engenharia vai abordar disciplinas como: eletrônica, mecânica e desenho técnico. Também são oferecidas disciplinas de programação, como nos outros cursos, porém a bagagem é menor.

O Brasil ainda está engatinhando no desenvolvimento de novas tecnologias, a copa do mundo trouxe grandes oportunidades para os profissionais de TI. O aluno que se forma em engenharia pode ajudar nesse desenvolvimento ou então seguir carreira em áreas paralelas como nos cursos de Ciências e Sistemas.

Onde estudar?
Duração média: 5 anos

Cursos Tecnológicos

Os cursos Tecnológicos, também conhecidos como Tecnólogos, são uma opção mais rápida para inserção no mercado de trabalho, devido sua duração ser menor, geralmente 2 ou 3 anos. Eles abordam áreas muito mais específicas da tecnologia como:

  • Redes de Computadores
  • Análise e desenvolvimento de sistemas
  • Jogos Digitais
  • Segurança da Informação

É importante que o estudante que ingresse num curso tecnológico já saiba o que quer, pois como o curso é mais específico ele não vai oferecer tantas opções como um bacharelado.

Onde estudar?
Duração média: 2-3 anos

Cursos Técnicos

Os cursos técnicos são uma alternativa para quem busca um curso de menor carga horária e de rápida inserção no mercado de trabalho. Assim como os cursos tecnológicos eles são específicos, mas a diferença é que o curso técnico não é considerado de nível superior. Apesar de oferecer salários menores para os profissionais, os serviços técnicos são necessários e há muitas vagas de trabalho.

Onde estudar?
Duração média: 1 ano e meio

Certificações

As certificações servem para comprovar determinado conhecimento, o candidato se submete a uma prova onde irá responder questões relacionadas à determinada tecnologia que ele escolheu se especializar, como: linguagens de programação, redes, sistemas operacionais e ferramentas específicas. Os treinamentos e provas de certificação geralmente são oferecidos pelas empresas responsáveis por determinada tecnologia, por exemplo: IBM, Microsoft, Oracle, Adobe, Cisco e etc.

Com uma certificação em mãos o profissional tem um diferencial em seu currículo, o que pode ser útil na hora de uma entrevista de emprego ou em uma negociação de salário.

Onde estudar?

O programa Olhar Digital fez um vídeo muito interessante explicando as diferenças entre os cursos de TI, veja:

O site Info Wester também escreveu um artigo bem legal sobre as diferenças entre os cursos de TI.

Para concluir, é importante que seja feita muita pesquisa sobre a área que você pretende seguir, procure saber mais sobre aquele curso, leia a ementa (lista de disciplinas à sempre estudadas) para evitar futuros arrependimentos. Não tenha em mente apenas a remuneração daquela profissão, procure escolher algo que você se identifica e goste de fazer, se especialize e seja realmente bom naquilo que você faz!

E você, já escolheu seu futuro curso? Ficou com alguma dúvida? Já é um profissional formado e gostaria de compartilhar experiências? Deixei seu comentário abaixo. Responderei as dúvidas mais pertinentes com comentários no blog.

 

Comentários


  •  
    Camila | 2 anos atrás

    Bom dia.
    Sou formada em Administração desde 2008. Fiz pos em Gestão Estratégica, e sempre gostei da área de TI. Sou empresária e acabo de vender minha marca a um grupo! Acho que agora é hora de definir se faço ou não especializações em TI. Pois agora quero ser funcionária! rsrsrs São muitos anos de comércio!
    Brincadeiras a parte, vamos as minha dúvidas:
    – Nao sou muito de exatas, isso pode atrapalhar meu desempenho na área?
    – Quais são as areas que posso trabalhar? Há a gestão de TI, correto? O que este profissional faz?
    – Não sei se faço curso de tecnologo, graduação regular 4 anos, cursos na área. Porem em algumas opções há necessidade de ter base em TI, coisa que não tenho.
    – O que faz o profissional na área de qualidade de TI?
    é isso, acho a área excelente, tenho grande interesse e curiosidade, mas nao sei se tenho aptidão.
    Se puder ajudar agradeço! Obrigada e sucesso.

     
  •  
    Luciene vasconcelos | 1 ano atrás

    Olá caro colegas,
    também gosto muito de computadores sistemas etc…
    Estou no último período de análise de Sistemas mas acredito que ainda não tenho o conhecimento necessário para trabalhar nessa área, oque é aconselhável para eu me encontrar um curso mas específico ou uma pós graduação ?

    Desde já agradeço. e um abraço.

     
  •  
    LARISSA | 1 ano atrás

    Apenas pra complementar, a Fatec Americana possui os tecnologos Jogos DIgitais, Analise e desenvolvimento de SIstemas e Segurança da Informação – dentre outros não relevantes ao tema.

     
  •  
    Felipe | 1 ano atrás

    Estou bastante em dúvida ao escolher entre ciências da computaçāo ou análise e desenvolvimento de sistemas. Alguém poderia me ajudar pois esses 2 cursos tem uma certa diferença.

     
  •  
    Ricardo | 1 ano atrás

    Quero fazer faculdade tecnológica de Jogos Digitais por ser mais curta, porém, queria saber se posso atuar como TI em si. Por exemplo: com a formação de Tecnologia em Jogos Digitais feita na FATEC de Americana, eu poderia atuar como TI num concurso público?
    Acredito que seja a dúvida de muita gente.
    Seria interessante saber quais cursos desses podem ou não participar de um concurso público, por exemplo. Porque sempre explicam, explicam e explicam, mas nunca falam assim: pode ou não pode.

     
  •  
    Leonardo | 11 meses atrás

    Em qual UF emprega mais TI?

     
    •  
      Adam Silva | 10 meses atrás

      Olá Leonardo. SP.

       
  •  
    Felipe | 10 meses atrás

    Olá

    Vi um curso na faculdade aqui que é Gestão da tecnologia da Informação

    Queria saber qual a diferença entre esse curso e TI ? Quem se forma nesse curso consegue fazer as mesma coisa que alguém que se formou em TI ?

     
    •  
      Adam Silva | 10 meses atrás

      Ola Felipe. A area de TI tem muitos cursos. O curso de gestão integra a parte de negócios e a parte de tecnologia. Abraço

       
  •  
    Lucas Amaral | 9 meses atrás

    E Segurança da Informação não entra?

     
    •  
      Adam Silva | 9 meses atrás

      Olá Lucas. Sim, segurança da informação é um curso superior tecnológico. Abraço!

       
  •  
    Jefferson J. da Silva. | 9 meses atrás

    Olá?

    Eu gostaria de cursar Ciência da computação mas não tenho inglês!
    A minha inserção no mercado de trabalho pode ser preconizada pela ausência do idioma supracitado?

    Obrigado pelo apoio?

     
    •  
      Adam Silva | 9 meses atrás

      Olá Jefferson, você pode cursar o inglês durante a faculdade. O inglês é muito importante na área de TI. Se você não começar a estudar certamente será prejudicado por isso. Abraço!

       
  •  
    Fabinho | 8 meses atrás

    Olá Adam Silva, boa noite gostaria de saber se posso cursar TI sem ter muito conhecimento em informática ? Pq apenas fiz curso básico, não tenho domínio em inglês, mais sei fazer instalação do windows, instalar programas e dá uma limpeza no pc, não tenho curso técnico será q posso cursar na faculdade TI ou vc me indica outro curso ?

    Aguardo anciso a sua resposta,

    Abraços

    Att,

    Fabinho

     
  •  
    ricardo horn | 7 meses atrás

    Boa noite,

    Gostei das explicações, mas gostaria de uma sugestão mais específica.
    Trabalho como consultor na área de gestão tenho conhecimento de gerencia de projetos, sou formado em economia e busco melhorar meu curriculo para assumir cargos de direção.
    Tenho visto oportunidades de vagas, considerando como desejável conhecimentos de gerência de projetos (para mim ok), controladoria e governança e tecnologia da informação.
    Qual seria o curso mais indicado na área de TI, para estes cargos de Gestão?

    Obrigado

     
    •  
      Adam Silva | 6 meses atrás

      Olá Ricardo, já que você tem nível superior, pelo seu objetivo seria mais indicado você fazer uma pós graduação. Você poderia fazer gestão de projetos, gestão de TI e áreas relacionadas. Abraço!

       
  •  
    Karine | 7 meses atrás

    Olá, eu faço o tecnólogo de Gestão da tecnologia da Informação, depois que eu terminar, preciso me especializar em alguma área de TI ?

     
  •  
    Andre | 5 meses atrás

    Olá, nao estou cursando na area ainda, mas tenho muito interesse, tenho um conhecimento leigo sobre TI, me identifico mais na parte de Hardware do que na de software, seria certo eu encarar uma gradução agora, ou começar em um curso tecnico de Informatica?

     
    •  
      Adam Silva | 5 meses atrás

      Olá Andre. As duas opções são boas, depende do que você quer. Um técnico pode ser mais rápido, mas um superior vai te dar mais bagagem. Sucesso na sua carreira! Abraço!

       
  •  
    Diogo | 5 meses atrás

    Fala, Adam. Tudo bom? Tenho interesse nessa área de TI em seguir esse ramo, mas preciso de ajuda para clarear meu propósito, já fiz à tempo um curso de informática e na época me simpatizei na parte de montagem e manutenção, instalação de sistema e com o tempo fui vendo a facilidade de se montar um computador e fui me desprendendo dessa área, logo após cursei um técnico em Administração e me interessei por marketing, e agora no momento estou me atualizando em conhecimentos de Marketing Digital onde tenho me identificado bastante como operador de mídias, aprontando designer. Gostaria então de um bisu seu.

    Me vejo em TI, sei que são propósitos no momento um pouco diferente, mas me vejo.

     
    •  
      Adam Silva | 5 meses atrás

      Olá Diogo, são áreas bem diferentes TI e Marketing, embora sejam complementares. Aconselho você a se especializar naquilo que você está trabalhando no momento, pode ser mais útil, faça um teste. Se você não se identificar você pode mudar de área. Abraço!

       
  •  
    Israel Costa | 5 meses atrás

    Olá, Adam!

    Qual o curso tecnológico na área de informática que podemos fazer, já com a possibilidade de meter a mão na massa?

     
    •  
      Adam Silva | 5 meses atrás

      Olá Israel. Todos os cursos tecnológicos tem essa visão de te preparar para o ingressar mais rápido no mercado. Então não tem como dizer apenas um. Abraço!

       
  •  
    Reynã | 5 meses atrás

    Olá Adam!

    A um tempo eu estava meio confuso sobre TI, e seu site me ajudou, eu pensava que TI era o curso, e que as outras coisas eram outros cursos. Mas agora que achei seu site me veio outra dúvida, eu quero trabalhar podendo fazer a manutenção dos computadores e redes da empresa que eu trabalhe, gerenciar os problemas, dar conselhos. Qual é o mais propício a se fazer? Desde já Agradeço.

     
    •  
      Adam Silva | 5 meses atrás

      Olá Reynã. Sim, TI é mais geral. Para fazer manutenção você pode fazer um curso técnico de manutenção de computadores, assim você já aprende direto o que quer. Sucesso e um grande Abraço!

       
  •  
    K.. | 5 meses atrás

    Olá. ..sou apaixonada por tecnologia, não entendo nada na teoria e pouco na prática…..mas por incrível que pareça hoje trabalho como autônoma criando sites (copia e cola) e consultoria adWords. Porém quero me especializar. …criar portais…app. vídeo para empresas .etc…qual curso vc me indica que terei o conhecimento. …eu estava vendo o tecnólogo sistema para Internet. .

     
Adam Silva

Adam Silva

Bacharel em Análise de Sistemas, trabalha com TI há 7 anos. Especializado em web, programador, blogueiro, baterista e entusiasta de tudo que envolva tecnologia.

Saiba Mais


Siga-nos no Youtube

© 2013 - 2017 Adam Silva. Todos os direitos reservados.